Quantidade de sal nos alimentos!
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Quais são alguns dos alimentos mais ricos em sódio?

Você pode consumir a quantidade de sódio para um dia inteiro em apena suma refeição. Quais são os alimentos ricos em sódio e quais cuidados tomar?

Como controlar o sódio na alimentação?

No dia 26 de outubro foi celebrado o dia nacional de prevenção e combate à hipertensão. O intuito é alertar a população sobre os riscos que uma alimentação rica em sódio traz para a nossa saúde, uma vez que 36 milhões de brasileiros já sofrem com a doença.

A Organização Mundial de Saúde – OMS recomenda que o consumo de sal não ultrapasse a 2 gramas por dia (2.000 mg). No entanto, no Brasil, um levantamento feito pela Fundação Oswaldo Cruz, afirma que o brasileiro consome em média 9,34 gr diárias (mais de 9 mil mg)!

Assim, os cuidados com o consumo de sal não podem se restringir apenas na hora de temperar uma salada, uma carne ou o tradicional arroz e feijão, mas principalmente, ao observar cada tabela nutricional dos produtos que comemos diariamente – principalmente os processados.

Até os doces podem ter uma quantidade alta de sódio. Pães, bolos, tortas e outros produtos industrializados precisam ser analisados e consumidos sempre com grande moderação – e se possível evitados. É a nossa saúde que está em jogo!

Sobre a hipertensão e seus riscos

Os médicos costumam apelidar a hipertensão como uma “assassina silenciosa”. Os pacientes não percebem qualquer sintoma e a única forma de detectá-la é medindo a pressão ao menos uma vez a cada seis meses.

A hipertensão desencadeia problemas cardíacos, problemas renais, perda de visão, demência, sendo também a causa da disfunção erétil nos homens.

Para evitar a hipertensão, além dos cuidados com a dieta, a Sociedade Brasileira de Hipertensão recomenda exercícios físicos frequentes, consumo moderado de álcool e fumo evitado ou controlado ao máximo.

E quais alimentos possuem altas doses de sódio?

Conforme informações da Tabela Brasileira de Composição dos Alimentos, elaborada pelo Ministério da Saúde, alguns alimentos que comemos com frequência possuem uma quantidade alta de sódio.

São pacotes de bolacha, pães integrais, bolos, dentre outros. Alguns deles são:

  • Comida pronta congelada
    É fácil e rápido descongelar um macarrão ou uma lasanha, esquentá-los no micro-ondas e depois saboreá-los. Contudo, se a gente pegar apenas a metade de uma lasanha à bolonhesa, veremos uma quantidade de sódio de 1.700 mg.
  • Miojo – Macarrão instantâneo
    É difícil encontrar quem não goste. A pessoa chega em casa cansada, sem tempo, com fome e pronto, em três minutos tem seus problemas resolvidos. Porém, o famoso miojo tem em apenas 100 gramas, 1.516 mg de sódio.
  • Sopas prontas
    É a mesma situação do macarrão instantâneo. Basta esfriar e as pessoas correm preparar a sopa instantânea, que também é cheia de sódio. Uma colher e meia de uma das tradicionais sopas prontas (equivalente a 13 gramas) tem 793 mg de sódio.
  • Temperos prontos
    Aqueles temperos para carne, peixe, frango ou os tradicionais que há anos vemos as propagandas na televisão, são ricos em sódio. Basta uma colher de chá destes temperos e o(a) paciente vai ingerir 1.645 mg de sódio. Haja coração!
  • Queijos processados (amarelados)
    Apenas 100 gramas de queijo parmesão, por exemplo, possui 1844 mg de sódio.
  • Molhos prontos
    Sabe aqueles molhos para saladas, molho de mel e mostarda, molho ceasar e até o famoso Ketchup? Pois é, possuem altas quantidades de sódio além de corantes, conservantes e demais aditivos que são uma “bomba” no nosso organismo.
    Shoyo por exemplo, 100 gramas, 5024 mg de sódio.
  • Comidas enlatadas
    Sardinha em conserva, por exemplo, possui 666 mg de sódio apenas em 4 sardinhas retiradas da lata. O mesmo vale para carnes processadas, como salame, peito de peru, presunto e outros. Apenas 3 fatias de um presunto cozido tem 412 mg de sódio.
    Enquanto o atum em óleo de conserva contém 362 mg de sódio por 100 gramas, o atum fresco cru possui apenas 30 mg.
  • Pão de forma (aveia)
    Apenas 100 gr de pão de forma (aveia) possuem 606 mg de sódio.

O que precisamos fazer?

Como precisamos nos alimentar e estar sempre bem saciados, é importante consultar ao nutricionista para equilibrar a dieta com os nutrientes certos, conforme as necessidades de cada organismo.

Outra dica importante é atentar-se para os rótulos e tabelas nutricionais dos alimentos, a fim de perceber a quantidade de sódio que os alimentos possuem.

Como combater a hipertensão e eliminar o sódio do corpo?

Os alimentos que são fonte de magnésio, como o alho, ajudam a dilatar os vasos sanguíneos. A aveia é rica em fibra e controla a glicose sanguínea. Já o leite e derivados têm hipotensores que estimulam a eliminação do sódio.

Alimentos ricos em potássio, como banana, feijão, espinafre e cenoura, ajudam na eliminação do sódio. E claro, beba sempre muita água.

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Enriquecer a sua dieta também é uma forma de prevenir doenças e garantir uma maior longevidade!

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