Conheça os vasodilatadores naturais!
Artigos

Os vasodilatadores naturais e seus benefícios

Existem alimentos que são vasodilatadores naturais e melhoram o desempenho do corpo durante os treinos e na recuperação muscular. Dentre outros benefícios!

Existem alguns alimentos que possuem o poder de potencializar os resultados nos treinos, além de agilizar a recuperação muscular e aumentar a disposição do atleta ou praticante de exercícios físicos. São os vasodilatadores naturais.

Isto porque estes alimentos – como o próprio nome sugere – dilatam as paredes dos vasos sanguíneos em razão de suas substâncias e propriedades, que aumentam o fluxo do sangue de forma natural e sem qualquer risco para a saúde.

O que são vasodilatadores naturais e como agem no corpo?

Conheça alguns vasodilatadores naturais e saiba mais de sua importância! Agende a sua consulta!

Os vasodilatadores naturais são alimentos ricos em arginina, aminoácido precursor do óxido nítrico (NO2).

O óxido nítrico, sintetizado pelo organismo, é o responsável por promover o relaxamento das paredes dos vasos aumentando a passagem de oxigênio, glicose, aminoácidos e outros nutrientes para os músculos e outras partes do corpo.

Quanto maior a circulação sanguínea nos músculos, mais o atleta ou praticante poderá treinar com intensidade, visto que o oxigênio e demais nutrientes que a circulação fornece impedem a fadiga muscular e o cansaço.

Por essa razão são tão importantes no estímulo aos treinos e na posterior recuperação muscular, favorecendo o ganho de massa muscular.

Outros benefícios do consumo de vasodilatadores naturais são o combate à inflamação, a melhora do sistema autoimune, melhora da função endotelial (veias e vasos sanguíneos), prevenção e combate à disfunção erétil, além de conter o estresse oxidativo.

Como aumentar o consumo dos vasodilatadores?

Os alimentos vasodilatadores são indispensáveis aos treinos. Agende à sua consulta!

É importante, sempre, promover um equilíbrio na alimentação durante as refeições. E cada pessoa possui uma dieta específica, ou seja, as porções que um atleta consome não são as mesmas consumidas por um profissional sedentário que faz exercícios esporadicamente.

Contudo, ambos precisam de nutrientes fundamentais e também dos mesmos ingredientes.

O ideal é combiná-los em pequenas porções, conforme as necessidades de cada caso. Porém, quem pode ajudar melhor nessa questão é sempre o(a) nutricionista. A partir daí, os esforços terão muito mais efeito sem que a saúde seja comprometida.

Alguns vasodilatadores naturais importantes!

Espinafre: Excelente fonte de nitratos, precursores do óxido nítrico. Ao mastigar o espinafre, a nossa saliva já converte os nitratos em nitritos, que por sua vez serão convertidos em óxido nítrico no estômago.

Desta forma, o espinafre favorece o aumento do fluxo sanguíneo para tecidos, ligamentos, tensões, músculos, desencadeando os benefícios que você já sabe.

Alho: Pode ser tanto um excelente vasodilatador natural como um ótimo anti-inflamatório. Isto porque o alho libera pequenas quantidades de sulfeto de hidrogênio, o que favorece a vasodilatação e melhora os níveis de colesterol.

Beterraba: Além de nutritiva e barata, a beterraba é fácil de preparar e cai muito bem em saladas, antepastos, patês, molhos, sucos, dentre outros. Até bolos e doces já foram feitos dessa raiz, que é fonte de nitratos e citrulina, aminoácido importante na síntese de arginina.

Recomenda-se o suco de beterraba 30 minutos antes dos treinos, visto que por favorecer a circulação de nutrientes e aumento da oxigenação, melhora os desempenhos durante as séries e a recuperação muscular.

Chocolate amargo: Se o chocolate tiver um teor de cacau acima de 70%, trata-se de um ótimo vasodilatador natural. Isto porque os chocolates amargos são ótimas fontes de flavonoides, substâncias que auxiliam na produção de óxido nítrico.

Entre em contato!

Existem uma infinidade de alimentos que podem te ajudar a ganhar massa muscular, potencializar os resultados do treino e até melhorar o seu rendimento no dia a dia, mesmo que não haja da sua parte a pretensão de ser um atleta.

Contudo, é preciso agendar uma consulta com o nutricionista, a fim de manter o equilíbrio de sua alimentação. Estou à disposição para te acompanhar!

Para realizar a consulta nutricional presencialmente ou on line, entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *