O que é analisado na consulta nutricional?

A fim de esclarecer e ajudar ao nutricionista a atender melhor os pacientes, seguem algumas questões que o profissional precisa saber durante a consulta nutricional:

Durante uma consulta nutricional, muitos são os fatores que o(a) nutricionista deverá analisar antes de proceder com o diagnóstico e orientação junto de seu paciente.

Muitas dúvidas por parte dos pacientes também surgem na hora da consulta nutricional. A fim de esclarecer e ajudar aos pacientes, seguem algumas questões que o(a) nutricionista deve procurar saber.

O que é analisado na consulta nutricional?

1) Individualidade bioquímica e genética do paciente:
A interação de nossa genética é única, a nossa alimentação e os elementos ambientais (toxinas, poluentes, estresse mental, atividade física) vão modular nossos genes, podendo apresentar necessidades e carências nutricionais de acordo com o ambiente em que estamos.

2) Tratamento centrado no paciente: O tratamento é direcionado ao paciente. Torna-se importante saber que paciente tem a doença do que saber que doença o paciente tem. O indivíduo é abordado como um todo, um conjunto de sistemas que se inter-relacionam e que sofrem influências de fatores ambientais, emocionais, alimentares, história individual de patologias e uso de medicamentos, hábitos de vida e atividade física etc.

3) Equilíbrio nutricional e biodisponibilidade de nutrientes: Orientação de alimentos de em quantidades adequadas e em equilíbrio de forma personalizada, para que haja otimização da sua absorção e aproveitamento pelas células.

4) Inter-relações de fatores fisiológicos: avaliação das funções do corpo.  As disfunções imunológicas podem promover doenças cardiovasculares, que desequilíbrios nutricionais provocam desequilíbrios hormonais e que exposições ambientais podem precipitar síndromes neurológicas como a doença de Parkinson.

A compreensão dos desequilíbrios que estão nas bases funcionais do desenvolvimento das condições clínicas das doenças, corrigindo a causa, ao invés de apenas os sintomas genéricos.

5) Saúde como vitalidade positiva: a saúde não é meramente a ausência de doenças, mas o resultado de diversas relações entre os sistemas orgânicos, por isso devemos analisar os sinais e sintomas físicos, mentais e emocionais que podem estar nas bases dos problemas apresentados.

Agende já a sua consulta nutricional presencialmente ou on line nos telefones 11 98525-1138 / 11 99228-8515.