
O Diabetes, seus diferentes tipos e sintomas
A Diabetes trata-se de uma doença provocada pela deficiência de produção e/ou ação da insulina, que leva à sintomas e complicações crônicas.
E quais são os tipo de diabetes?
DIABETES TIPO 1
Aparece como resultado de uma destruição das células beta produtoras de insulina por engano, pois o organismo acha que são corpos estranhos. Isso é chamado de “resposta autoimune”.
Encontram-se vários fatores que parecem estar ligados ao diabetes tipo 1. Entre eles, incluem-se a genética, os auto-anticorpos, os vírus e os radicais livres do oxigênio.

DIABETES TIPO 2
Possui um fator hereditário maior que no tipo 1. Há grande relação com a obesidade e o sedentarismo. Estima-se que 60% a 90% dos portadores da doença sejam obesos. A incidência é maior após os 40 anos.
Suas células não conseguem metabolizar a glicose suficiente da corrente sanguínea. Esta é uma anomalia chamada de “resistência insulínica”.
O diabetes tipo 2 é cerca de 8 a 10 vezes mais comum que o tipo 1 e pode responder ao tratamento com dieta e exercício físico, além de necessitar de medicamentos orais e em alguns casos, a combinação destes com a insulina.
DIABETES GESTACIONAL
Na gravidez, duas situações envolvendo o diabetes podem acontecer: a mulher que já tenha diabetes e engravida, ou o diabetes gestacional. O diabetes gestacional é a alteração das taxas de açúcar no sangue que aparece ou é detectada pela primeira vez na gravidez. Pode persistir ou desaparecer depois do parto.
SINAIS E SINTOMAS DO DIABETES
Pessoas com níveis altos ou mal controlados de glicose no sangue podem apresentar
- Muita sede;
- Vontade de urinar diversas vezes;
- Perda de peso (mesmo sentindo mais fome e comendo mais do que o habitual)
- fome exagerada
- visão embaçada
- infecções repetidas na pele ou mucosas
- machucados que demoram a cicatrizar
- fadiga (cansaço inexplicável);
- dores nas pernas por causa da má circulação.
Em alguns casos, não há sintomas. Isto ocorre com maior frequência no diabetes tipo 2. Neste caso, a pessoa pode passar muitos meses, às vezes anos, para descobrir a doença. Os sintomas muitas vezes são vagos, como formigamento nas mãos e nos pés.
Portanto, é importante pesquisar diabetes em todas as pessoas com mais de 40 anos de idade, com histórico familiar, sedentário, HDL baixo, triglicerídeos elevados e hipertensão arterial.
TRATAMENTO
- Dieta
- Atividade física
- Hipoglicemiantes orais e insulina – se necessário
- Controlar o peso
- Controlar a pressão arterial
- Evitar medicamentos que posam agredir ao pâncreas (cortisona, diuréticos Tiazídicos), por exemplo.

