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Escutamos muito falar sobre Ômega 3: para que serve afinal?

Prevenindo problemas neurológicos e visuais, o Ômega 3 também ajuda na melhora da performance em atividades físicas. Saiba mais sobre Ômega 3 e para que serve

Ele está presente em todos os lugares: na televisão, sendo comercializado em cápsulas de suplemento, nos debates e entrevistas com nutricionistas diversos, nos programas gastronômicos, nas academias de ginástica, nas escolas e faculdades, nas mesas de restaurantes e de boa parte dos brasileiros e em todos os atendimentos clínicos onde se tenha a preocupação com a memória, o raciocínio, o coração, o preparo físico e outros.

Contudo, sendo tão importante, muitos pacientes ainda se questionam sobre o que seja o Ômega 3 e para que serve no nosso dia a dia.

O Ômega 3 é um lipídio da família das gorduras poli-insaturadas, ou seja, trata-se de um tipo de gordura que pertence ao grupo das gorduras saudáveis e portanto, indispensáveis à nossa dieta.

Esse tipo de gordura não se forma em nosso organismo, sendo portanto, fundamental o seu consumo em nossas refeições. Existem três tipos de Ômega 3:

  • Ácido docosahexaenoico (DHA): presente em peixes de águas geladas (salmão, bacalhau, atum, sardinha e etc);
  • Ácido eicosapentaenoico (EPA): presente na maior parte dos peixes;
  • Ácido Alfa-Linolênico (ALA): presente na linhaça, chia e outras oleaginosas;

Na forma de suplementos, temos o ácido estearidônico, presentes nos óleos de prímula, borragem e echium.

Benefícios do Ômega 3

Um dos principais benefícios do Ômega 3 é a sua ação anti-inflamatória. Atualmente, em razão de uma vida mais sedentária, exposta à poluição e agrotóxicos além de todo estresse e fadiga que se possa ter, é comum que o corpo padeça mais com processos inflamatórios. Tendo em vista que muitas doenças sejam uma consequência destes processos inflamatórios, o consumo de Ômega 3 é uma importante ação preventiva.

Por outro lado, o baixo consumo de Ômega 3 está relacionado ao aumento de problemas cardíacos, além do surgimento de alguns tipos de câncer, artrite reumatoide, doenças degenerativas, doenças oculares como degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e olho seco, dentre outras.

Para os praticantes de atividades físicas, o Ômega 3 ajuda a atingir uma melhor performance nos treinos, alterando a composição da membrana muscular, o que facilita o transporte de glicose e reduz a degradação de proteínas.

Também auxilia na redução dos processos inflamatórios a cada treino puxado e estimula a produção de testosterona e hormônio do crescimento. Proporciona aumento da massa magra, da potência aeróbica e da força muscular.

Quanto eu devo consumir de Ômega 3?

A melhor forma de acertar na dieta é marcando a sua consulta com a nutricionista, que avaliará pessoalmente, como deixar a sua dieta muito mais rica em Ômega 3, favorecendo ao seu dia a dia, seu treino esportivo, seus estudos, enfim, a uma vida mais saudável.

Deixe o seu corpo em dia, sem passar fome e sem correr o risco de complicações.

Consulta nutricional presencialmente ou on line. Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

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