
Endometriose: O que você precisa saber
A endometriose tem vários sintomas que podem ser confundidos com diversas outras enfermidades.
A endometriose acomete diversos órgãos fora da pelve. O mais frequentemente envolvido é o intestino. Quando a doença progride a parte posterior do útero acabam grudando no reto ou sigmoide (parte final do intestino). Para o correto diagnóstico desta forma da doença os exames de imagem são fundamentais.
O tratamento pode ser iniciado com contraceptivos hormonais de uso contínuo, capazes de bloquear o fluxo menstrual e, consequentemente, minimizar as dores típicas do período. Para as mulheres que não responderem bem ao medicamento, é recomendada a cirurgia videolaparoscopia.
Alguns pacientes podem ter gases, dor abdominal generalizado e barriga estufada, podendo acompanhar febre, náuseas e tontura.
Cuidar da alimentação é fundamental, o consumo de: álcool, carne vermelha, glúten, leguminosas, açúcar, jantar tarde podem piorar os sintomas.
Tratar da saúde intestinal auxiliando no equilíbrio nutricional, ajudar evitando alimentos formadores de gases e corrigindo a digestão com fitoterápicos e quânticos, faz toda a diferença no tratamento.
Quer saber mais? Encaminhe as suas dúvidas para mim! Será um prazer respondê-las!
Agende já a sua consulta nutricional presencialmente ou on line no telefone 11 99228-8515.

