Artigos

Como o teste genético salivar e a nutrição podem melhorar os treinos?

O teste genético salivar esportivo aliado à uma boa nutrição garante ótimos resultados tanto aos atletas profissionais, quanto aos praticantes de exercícios

Todo atleta sempre quis aumentar o seu rendimento no esporte. Todo atleta quer ser o melhor dentre os melhores de sua modalidade, bem como todo praticante de atividade física, por mais iniciante que seja, também sonha em alcançar as suas metas.

Seja ganhar massa muscular, modelar o corpo ou mesmo emagrecer, ganhar saúde e mais disposição, dentre outras. O exame também tem indicação para praticantes de atividades física. 

Em ambos os casos, o teste genético esportivo salivar acompanhado de uma alimentação/suplementação adequada e com os nutrientes certos, pode potencializar os resultados. Pode dizer, por exemplo, qual a capacidade aeróbica do(a) paciente, a sua resistência à força física ou em caso de lesão, se a recuperação é rápida ou não.

Antigamente, muitos atletas nem sonhavam que um dia, fosse possível descobrir todas essas informações sobre como melhorar a performance em um exercício, um treino, avaliar a potência, lesão, resistência do corpo, construção muscular, recuperação, dentre outros, tudo apenas com uma pequena porção da saliva.

Teste Genético à serviço da Nutrição Esportiva

No passado, para se obter essas informações, seria necessária a realização de uma biópsia, o que implicaria em um tempo maior de recuperação por parte do atleta além de um desgaste emocional.

Hoje, com os avanços da medicina, basta uma gota de saliva para descobrir os limites do corpo de cada paciente, seus pontos fortes e aliar uma alimentação adequada com as melhores atividades físicas. Saber, por exemplo, quais alimentos e nutrientes poderão ser mais eficientes, na busca pelos resultados que o paciente tanto quer e precisa alcançar.

O objetivo com isso é garantir a longevidade no esporte sem comprometer a saúde e nem os limites do próprio corpo. Até que ponto é possível se olhar no espelho e ficar satisfeito com os resultados de forma natural e saudável? Até que ponto é possível vencer, superar seus limites sem antecipar uma aposentadoria no esporte ou comprometer o corpo?

E como é feita a análise do teste genético esportivo salivar?

O mapeamento genético realizado através da saliva, proporciona resultados mais rápidos e efetivos.

Os testes são responsáveis pela análise de possíveis alterações no organismo, sintomas que indicam como o corpo responde à determinados exercícios físicos e ao consumo de alguns nutrientes, principalmente, aqueles indicados em dietas alimentares específicos para o melhor rendimento físico nos treinos e competições.

Quem deseja começar a malhar, por exemplo, não sabe muitas vezes os tipos de exercícios que o seu corpo pode ou não executar. Isso porque geneticamente, cada corpo responde de uma forma diferente à pratica de exercícios e modalidades esportivas. Cada vez mais se faz necessário compreender os limites do próprio corpo, e de que forma podemos estimulá-lo de maneira correta para conseguir os resultados que queremos.

Da mesma forma, quem pretende participar de uma competição ou mesmo da maratona da São Silvestre, por exemplo. Como saber se existe um risco de uma lesão mais grave ou se o corpo aguenta a necessidade de exercícios mais intensos? Como medir a potência de uma musculatura ou a resistência do corpo a esta modalidade ou prática? Como combinar a melhor dieta para potencializar os resultados?

Outros resultados do Teste Genético

O exame genético vai dizer ainda, conforme análise dos genes, a capacidade antioxidante do corpo, a resposta inflamatória do corpo (fator determinante para traçar o tempo de recuperação de uma lesão, por exemplo), dentre outros.

Imagine saber o tempo que o tratamento vai levar e a sua capacidade de regeneração muscular? Imagine saber o quanto seu peso aguenta com relação ao peso, percursos, as possibilidades de implementação de nutrientes e vitaminas que possam potencializar todas essas vantagens em benefício da obtenção de resultados?

Competir ou mesmo praticar exercícios, conhecendo bem o caminho que deverá percorrer, sabendo as vantagens que se tem, é como esticar o braço e pegar os resultados que se quer com a mão.

Esse caminho, o teste genético esportivo salivar é que vai apontar. Dentre outras informações importantes que a nutricionista precisará para tratar da(o) paciente.

Agende o seu exame!

Só é possível realizar um treinamento personalizado, com foco no condicionamento físico, combinando a melhor dieta com os melhores exercícios. E para isso, é necessário conhecer a genética de cada paciente, bem como os marcadores que estejam relacionados à resposta e adaptação do organismo à qualquer modalidade esportiva ou de exercício físico, para se obter os melhores resultados.

Portanto, antes de se matricular na academia ou se inscrever nessa ou naquela maratona, agende já a sua consulta e o seu teste genético esportivo salivar! Promova o seu preparo físico, adequando treinos e nutrição com a certeza de que vai dar certo. Os resultados aparecerão.

Consulta nutricional presencialmente ou on line. Entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *