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Como manter a dieta durante as festas de fim de ano?

As festas de fim de ano são uma tortura com tantas delícias na mesa para quem quer manter a dieta! Calma, tem jeito de aproveitar o momento sem passar vontade!

Como manter a dieta durante as festas de fim de ano

Fala a verdade, manter a dieta durante as festas de fim de ano é sempre uma tortura, não é? Não bate aquela vontade de emendar o dia 1º de dezembro com o dia 31 e chutar o balde?

Calma, existem algumas estratégias para se tranquilizar, tomar as rédeas das suas escolhas e aproveitar esses momentos com muita alegria em família, sem desperdiçar bons momentos.

A verdade é que compartilhar pratos saborosos é muito bom, ver as pessoas reunidas em volta da mesa, alegres, comemorando, é tudo muito gostoso e quando percebemos, aquela ansiedade fez a dieta tão bem elaborada com carinho junto à nutricionista ser deixada de lado.

E embora esses momentos pareçam levar a gente no embalo, a gente precisa sim saber fazer as melhores escolhas e se policiar, principalmente quando passamos por um processo severo de emagrecimento.

Do contrário, quando Janeiro vier, ganharemos tudo aquilo que perdemos com tanto sacrifício. Você não deseja esse susto, deseja?

Como manter a dieta nas festas de fim de ano?

Ao se deparar com uma mesa farta, seja no Natal ou no Ano Novo, escolha o alimento que fizer mais sentido pra você, aquele que tenha alguma memória afetiva, alguma coisa que lhe sacie a vontade. Tal qual a rabanada, por exemplo.

Coma esse alimento devagar, degustando com calma cada pedaço da refeição, sem pressa de pegar outro. Sinta o sabor.

Desta forma, é possível fracionar a refeição, permitindo ao organismo saciar a vontade do alimento e ao mesmo tempo, matar aquela fome que pode dar naquele momento.

Importante também que, antes de chegar à festa, não se deixe a alimentação diária de lado. Chegue ao local da festa já bem alimentado como de costume, como qualquer outro dia normal, seguindo é claro a dieta que já é prescrita pelo nutricionista.

Isso permitirá que se deguste o menu da festa com muito mais calma e sem aquele “apetite” diante de tantas coisas tentadoras.

Mas e se a ceia for na minha casa?

Neste caso, é importante incluir no cardápio da ceia algumas opções mais naturais e que se possa consumir.

Salada de lentilha, mix de folhas, salada de grão de bico, por exemplo, são algumas opções. Pratos com frutas, castanhas, oleaginosas, alimentos que saciam facilmente a fome e não colocam a sua dieta em risco.

E com relação as bebidas?

Se houver bebida alcoólica, beba com moderação e se possível intercalando um copo de água a cada gole, pois é preciso manter o corpo sempre hidratado.

Ou então, opte pelas bebidas tradicionais, a sangria, por exemplo, usando suco de uva integral, água gasosa e uns pedacinhos de maçã, laranja, enfim, as frutas que você mais gostar.

Força de vontade: respeite a sua saciedade!

Em uma ceia de Natal ou festa de fim de ano, existem muitas opções de doces e salgados. Evite comer e experimentar de tudo de uma só vez. Muitas vezes apenas uma porção de doce ou salgado é o suficiente para saciar a vontade.

E se assim estiver saciado, dê-se por satisfeito. Respeite o limite do seu corpo.

Se estiver em sua casa e perceber que sobrou doces e salgados, distribua-os a quem deseje levar e guarde alguns poucos na geladeira, para quando tiver vontade de um docinho ou salgadinho extra, sempre de forma controlada.

Não abandone os exercícios físicos ao manter a dieta!

Não é porque chegamos em dezembro, mês de festas e final de um ciclo, que devemos parar com os treinos e a prática de queima diária de calorias.

Os exercícios fazem bem à saúde e ao corpo, permitindo queimar aquelas gordurinhas extras que possam permanecer alojadas até entre os órgãos. Portanto, exercite-se sempre!

Exagerei… não segui os conselhos da Nutri. E agora?

Se por ventura houver exageros na bebida e nas refeições, e agora a ressaca e a má digestão não derem trégua, a dica é a infusão de ervas naturais e digestivas para alívio, tais como chá de boldo, carqueja e hortelã.

Lembrando que não é preciso exagerar nesses momentos. As festas não servem apenas para comer e beber, mas principalmente para relaxar na presença de quem tanto amamos, sentimos saudades e enfim, podemos curtir um pouco mais a presença.

Sobretudo após tanto tempo isolados e distanciados por causa da pandemia. Então, aproveite a companhia de todos os seus com amor e sem moderação. Aproveite para dar aquele abraço gostoso, cheio de carinho para matar a saudade. Isso é o que importa!

Entre em contato!

Prepare-se para as festas com o acompanhamento nutricional adequado! Agende a sua consulta presencialmente ou on line, pelos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

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