Sintomas da TPM: como amenizar?
Artigos

Como a nutrição pode ajudar a controlar os sintomas da TPM?

Muitas mulheres sofrem com dores, incômodos, ansiedade, mas o fato é que a alimentação pode amenizar o período mais difícil do mês, chamado TPM. Veja como!

Como a nutrição pode ajudar a controlar os sintomas da TPM?

A TPM é um quadro que acontece um pouco antes da menstruação e que causa grande incômodo.

Imagine a dificuldade que é, para uma mulher que precisa trabalhar, acompanhar aos filhos na escola, administrar a casa, fazer compras, preocupar-se com inúmeros outros problemas que surgem, ter ainda que enfrentar sozinha este que é um dos períodos mais difíceis do mês. Não é nada fácil!

Os sintomas mais comuns da TPM são os emocionais e os físicos, como por exemplo, dores nas mamas, dor de cabeça, inchaço – principalmente nos braços e nas pernas, irritabilidade, ansiedade, mudanças de humor, compulsão alimentar e desejo (principalmente por doces) e em casos mais graves até mesmo a depressão.

As causas da TPM ainda não são completamente esclarecidas, porém, estudos científicos mostram que há o envolvimento do desequilíbrio de alguns neurotransmissores e hormônios que são mensageiros bioquímicos do nosso organismo, além da inflamação e deficiência de alguns nutrientes, como por exemplo a falta de magnésio, da vitamina B6, a vitamina B3 e do triptofano.

Em relação aos sintomas emocionais, esses nutrientes são muito importantes, pois eles participam da formação da serotonina, que é um mensageiro bioquímico que atua diretamente no cérebro, na modulação do humor, da ansiedade e também do apetite.

Logo, muitas mulheres que na TPM apresentam o mau humor, ansiedade ou compulsão, principalmente por doces, apresentam níveis diminuídos de serotonina.

Desta forma, a nutrição tem um papel muito importante, pois ela auxilia na modulagem de todos esses sintomas emocionais no período da TPM através da alimentação equilibrada e saudável.

E quais são os alimentos que amenizam a TPM?

Alguns exemplos de alimentos que podem ajudar a controlar os sintomas emocionais no período da TPM são os alimentos integrais como cereais e as sementes.

Por exemplo, o arroz integral, aveia, a semente de chia, quinoa, semente de abóbora e a semente de girassol.

Estes alimentos são fontes de vitaminas do complexo B, como, por exemplo, a vitamina B3 e a B6.

Também não podem faltar na dieta as oleaginosas, tais como as castanhas, as nozes, as amêndoas, a macadâmia e o pistache.

Todos esses alimentos são ricos em magnésio, um mineral que também vai ajudar na formação da serotonina e amenizar as dores de cabeça, que são sintomas bem comuns nesse período da TPM.

Outro nutriente muito importante é o triptofano, pois é um aminoácido que lá no nosso cérebro se converterá em serotonina por meio de várias reações bioquímicas.

Alguns alimentos que são fontes de triptofano são o abacaxi, o açaí, a banana, o kiwi, o ovo, o tomate e a tâmara.

Outro alimento que também é muito desejado no período da TPM, é o chocolate. E saiba que ele faz bem! Contudo, desde que o chocolate em questão seja sempre o mais amargo, aquele que possui uma quantidade maior de cacau.

Agende a sua consulta!

Vale lembrar que, um(a) nutricionista poderá preparar junto a você a melhor dieta, aquela que vai realmente ajudar a amenizar os sintomas da TPM e que pode até implicar noutros benefícios como o aumento da saciedade, reforço imunológico, dentre outros.

Então, de mulher para mulher, venha conversar comigo! Que tal amenizar esse desconforto que você está sentindo? Agende a sua consulta presencialmente ou on line, pelos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *