Artigos

Cirurgia Bariátrica e obesidade: O que você precisa saber

Se você sofre com sobrepeso e obesidade e a ansiedade te faz perder o controle na mesa, saiba os cuidados necessários antes de optar pela Cirurgia Bariátrica:

Segundo a Organização Mundial de Saúde, mais de 54,1% da população brasileira sofre com problemas de sobrepeso ou de obesidade. Neste cenário, a Cirurgia Bariátrica está se tornando uma boa solução para inúmeras pessoas que sentem dificuldade em manter a forma saudável.

Desta forma, a cirurgia Gastroplastica (como é chamada a Cirurgia Bariátrica) é uma cirurgia estomacal que reduz o tamanho do estômago, em pessoas que possuem o índice de massa corpórea acima do nível adequado.

Segundo a Organização Mundial da Saúde, quando o índice de massa corpórea de uma pessoa estiver acima de 35 Kg/m², é hora de procurar um(a) nutricionista urgente e de repente, pensar em uma Cirurgia Bariátrica.

Cirurgia Bariátrica e seus tipos

Geralmente, as pessoas cujo IMC – Índice de Massa Corpórea chega a 35 Kg/m² ou muitas vezes passa dos 40 Kg/m², são pacientes que sofrem com doenças como hipertensão arterial, colesterol altíssimo, apneia do sono, problemas articulares e diabetes.

Existem para tanto, três tipos de Gastroplastia:

Cirurgia Bariátrica Restritiva,

Cirurgia Bariátrica Mista, e

Cirurgia Bariátrica Disabsortiva.

A Gastroplastia Restritiva, é a Cirurgia Bariátrica que apenas reduz o tamanho do estômago. Esta cirurgia faz com que haja menos ingestão de alimentos e com isso, o paciente consegue atingir o peso ideal, diminuindo a sua alimentação, sem perder a saciedade e as vitaminas de que necessita.

Já a Gastroplastia Mista, por sua vez, trata-se não apenas da redução estomacal, como também do desvio do trânsito intestinal na Cirurgia Bariátrica. Com isso, ocorre a redução de absorção dos alimentos.

Por fim, temos a Gastroplastia Disabsortiva, ou seja, que inclui derivações bileopancreáticas que reduzem a absorção de nutrientes, permitindo que o paciente possa emagrecer e saciar o apetite sem engordar.

Cirurgia Bariátrica: acompanhamentos necessários

Antes de ser submetido à uma cirurgia bariátrica, cada paciente deverá ser analisado individualmente, sendo necessários exames de glicemia, dosagem de pressão arterial, lipídios, além de exames da função hepática, pulmonar e cardíaca.

Sem contar um acompanhamento mais completo por parte do(a) nutricionista, que deverá implicar em uma série mudanças na vida do(a) paciente, principalmente com relação aos hábitos alimentares. Isto antes, durante e depois da cirurgia.

São também procedimentos pré-operatórios a endoscopia digestiva e a ecografia abdominal.

Na primeira, o paciente em jejum de 12 horas é submetido a um exame que analisa a situação da mucosa do esôfago, estômago e o duodeno. O segundo procedimento é realizado com o intuito de se verificar a existência ou não de qualquer doença abdominal.

A Cirurgia Bariátrica é realmente benéfica?

Na maioria dos casos atendidos, a cirurgia bariátrica traz benefícios à saúde do paciente, sim, além da redução de peso. Ela pode proporcionar, por exemplo, o alívio das dores articulares, a remissão da diabetes, o controle dos lipídios no sangue, o controle da pressão arterial e dos níveis de ácido úrico.

Contudo, vale sempre lembrar que o paciente que se submete a uma cirurgia bariátrica, deverá contar com o acompanhamento de um profissional de nutrição para o resto de sua vida, a fim de verificar se os procedimentos não o estão impedindo de absorver algum nutriente indispensável à sua saúde.

É o que ocorre às vezes com a Cirurgia Bariátrica disabsortiva, que se for muito radical, poderá causar anemias, deficiência de vitamina B12, cálcio, dentre outras.

E claro, o apoio da família não pode faltar de forma alguma. Será crucial para que todo esse processo tenha o resultado tão esperado por parte do(a) paciente. Afinal, todos os passos precisam ser seguidos à com total comprometimento e responsabilidade, com o menor risco possível de qualquer recaída.

Por isso, o acompanhamento com um(a) nutricionista se faz sempre necessário.

Entre em contato:

Agora você já tem alguma ideia sobre o que seja a cirurgia bariátrica e se ainda é este o caminho que gostaria de seguir, para colocar a sua saúde em dia.

Contudo, é muito importante agendar a sua consulta, esclarecer comigo todas as dúvidas possíveis, e claro, checar outras possibilidades. Venha ao consultório para conversarmos mais e realizarmos os exames adequados para discutir a sua cirurgia bariátrica.

Para realizar a consulta nutricional presencialmente ou on line, entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *