proteínas para músculos
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As proteínas para músculos: benefícios à sua saúde!

As proteínas para músculos buscadas constantemente, são também essenciais para o crescimento e a cicatrização. Por isso, saber equilibrá-las é importante!

As proteínas para músculos são sempre procuradas, sobretudo por quem pratica muito exercício físico ou deseja manter o corpo sempre escultural.

Associa-se muito sua procura à força física, embora a proteína também tenha outras funções em nosso corpo. Equilibrá-la é fundamental para termos um melhor rendimento no dia a dia e atingirmos melhor os nossos objetivos.

Mas quando o assunto é proteínas para os músculos, muita gente pergunta: “O que são proteínas?”

As proteínas são macromoléculas indispensáveis em nossa vida, que estão presentes em nossa alimentação. Todos os produtos de origem animal são fontes importantes de proteínas para os músculos e toda saúde do corpo. No reino vegetal, os alimentos ricos em proteínas são as leguminosas: feijão, lentilha, grão-de-bico e algumas sementes.

A proteína é um nutriente construtor e está relacionada principalmente ao desenvolvimento do corpo, ao seu crescimento, à cicatrização e claro, também à nossa formação muscular.

O consumo à vontade de proteínas para músculos faz bem à saúde?

Não. Em tudo que fazemos, bem quando nos alimentamos, é necessário que haja um equilíbrio de nutrientes. Por isso, a visita ao nutricionista se faz tão importante. Qualquer carência ou excesso, sobretudo de proteínas, poderá causa algum impacto mais nocivo ao corpo.

A deficiência de proteína no organismo, por exemplo, implicará em flacidez muscular, flacidez de pele, queda no sistema imunológico, dentre outros.

Outros sintomas da carência de proteínas no corpo são:

  • Fadiga. A fadiga excessiva ou crônica é o primeiro sinal de falta de proteína,
  • Fraqueza de cabelo e pele. Um segundo alerta sobre a falta de proteína no corpo é queda ou enfraquecimento do cabelo,
  • Digestão problemática.

Contudo, o excesso de proteína também é prejudicial ao organismo. Pessoas que ingerem muita proteína, promovem sobrecarga hepática e renal, além de prejudicar a saúde óssea.

Outros sintomas do excesso de proteínas no organismo, são estes:

  • Desenvolvimento da aterosclerose e de doenças cardíacas;
  • Osteoporose, pois o excesso de proteína pode causar aumento da excreção de cálcio;
  • Aumento de peso;
  • Problemas no fígado.

Quando comemos muita proteína retiramos cálcio dos ossos. E nestas circunstâncias, os órgãos que acabam sobrecarregados são os rins, que têm que eliminar excesso de cálcio para não incorrer na formação dos famosos “cálculos renais”, ou popularmente conhecida como “pedras nos rins”.

Uma dica: caso perceba ter exagerado um pouco na alimentação proteica, compense bebendo bastante água para poupar o trabalho dos rins.

Existe uma quantidade mínima para consumo de proteínas?

Algumas pessoas pensam que é impossível ingerir a quantidade de proteína necessária ao organismo, e por conta disso, acabam exagerando nas refeições.

Para adultos que não são muito ativos, o recomendado é ingerir diariamente cerca de 0,75g de proteína por quilo de peso corporal. Em média, 55g para homens e 45g para mulheres – ou duas porções de carne, peixe, tofu, nozes ou leguminosas.

Contudo, é importante que a(o) sua(eu) nutricionista formule com você, o melhor cardápio conforme o seu peso e demais carências nutricionais do seu corpo.

Entre em contato com a Nutricionista Rita Novais!

É importante manter uma alimentação rica em proteínas para músculos e para todas as necessidades do organismo. Saiba mais!

Atualmente, há uma procura de proteínas para músculos faz com que dezenas e até centenas de pessoas venham a malhar e se alimentar de forma equivocada. O segredo não está no excesso, mas no equilíbrio, como em tudo na vida.

Venha ao consultório para conversarmos mais e realizarmos os exames adequados para discutir como melhorar a sua dieta!

Para realizar a consulta nutricional presencialmente ou on line, entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

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