alimentos ultraprocessados
Artigos

As gorduras e a sua importância na nossa alimentação!

Existem alguns tipos de gorduras e que nosso organismo não vive sem. Por outro lado, existem outros tipos que exigem um cuidado maior. Vamos conhecê-las?

Quando fazemos compras, enchemos o carrinhos de alimentos que muitas vezes são ricos em gorduras. O problema é saber qual é exatamente o tipo de gordura que estamos ingerindo e como essa gordura pode impactar ou não a nossa saúde.

Por isso, o acompanhamento nutricional é sempre recomendável, visto que sem o olhar atento da nutricionista, o risco de problemas de saúde desencadeados por uma alimentação inadequada também é maior.

O que são as gorduras, afinal?

As gorduras são macromoléculas utilizadas no nosso organismo principalmente como fonte energética, e também, utilizadas na produção de hormônios, na proteção de alguns órgãos e de algumas membranas celulares.

Por isso as gorduras são tão importantes. Elas ajudam a manter o nosso metabolismo corporal e o pleno funcionamento de órgãos e sistemas.

O problema da gordura é a sua alta densidade calórica e por isso, muitas pessoas abrem mão por conta própria do seu consumo, acreditando que por isso estão engordando, se sentindo mais indispostos ou mesmo estarão mais saudáveis sem as mesmas.

Não se deve evitar o seu consumo, porque as gorduras são veículos para absorção de vitaminas muito importante em nosso organismo que são as vitaminas lipossolúveis.

O que nós precisamos cuidar é do tipo de gordura que estamos comendo. Eis a questão!

Como saber os tipos de gordura?

Como lidar com as gorduras? Saiba mais com a nutricionista Rita Novais!

As gorduras podem ser classificadas quanto ao grau de saturação. Nesse sentido, existem as gorduras saturadas e insaturadas.

As gorduras saturadas são aquelas que nós devemos ter uma ingestão menor. Elas são as responsáveis, por exemplo, pelo aumento dos níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim). Mesmo assim, atenção: não é recomendado retirá-las completamente da alimentação, mas sim, consumi-las com moderação.

Já as gorduras insaturadas, por sua vez, são as que nós devemos priorizar. São em sua maioria, as gorduras de origem vegetal.

As insaturadas são divididas em monoinsaturadas e poli-insaturadas. As monoinsaturadas são do tipo Ômega 9, presentes no azeite de oliva, no abacate, oleaginosas e são extremamente importantes para nossa saúde imunológica, além de serem consideradas alimentos anti-inflamatórios.

As poli-insaturadas são do tipo ômega 3 e ômega 6. Quando consumidas em substituição às gorduras saturadas, ajudam a diminuir os níveis de LDL, sendo essenciais para o organismo.

Um fator muito importante é a relação entre o consumo de gordura poli-insaturada Ômega 6 e Ômega 3, para que nós possamos tirar o melhor proveito dessas gorduras.

A gordura Ômega 3 está presente principalmente em peixes de águas frias e profundas e em sementes do tipo chia e linhaça. As gorduras do tipo Ômega 6 estão presentes em outros óleos minerais como por exemplo óleo de soja e óleo de girassol.

Gorduras saturadas estão presentes em gorduras animais principalmente em gordura de porco.

Gorduras Trans e Triglicérides

As gorduras trans elevam os teores de LDL e são capazes de reduzir os níveis de HDL (colesterol bom). Esse tipo de gordura é obtido principalmente por hidrogenação de óleos vegetais e, frequentemente, utilizado em produtos como bolos, tortas e biscoitos.

Já o triglicérides são as gorduras presentes no sangue. O excesso no consumo de alimentos gordurosos e ricos em carboidratos (massas, pães, arroz, doces, gordura animal) pode levar a uma maior concentração de triglicérides no sangue e ter como consequência o aumento do risco de doenças cardiovasculares.

Fique atento:

A deficiência na ingestão de gorduras pode acarretar muitos prejuízos no organismo, principalmente por conta da má absorção de vitaminas lipossolúveis. Já o excesso contribui para casos de obesidade e problemas cardiovasculares.

A melhor forma de evitar tais agravos de saúde é agendado a sua consulta e melhorando seus hábitos!

Agende a sua consulta presencialmente ou on line, pelos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *