Alimentos aliviam a ansiedade?
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Alimentos aliviam a ansiedade? Aliviam sim! Veja alguns

Você é uma pessoa ansiosa? Daquelas que sofrem até com crises de falta de ar? Algumas dietas aliviam a ansiedade e eu posso te ajudar!

Algumas mudanças no seu hábito alimentar podem implicar em uma vida mais tranquila com menos ansiedade. Descubra mais e agende a sua consulta!
Alimentos aliviam a ansiedade. Conheça alguns e agende a sua consulta com a nutricionista Rita Novais!

Existem pessoas que padecem há anos com esse problema. Preocupação intensa, excessiva e persistente, além do medo de situações cotidianas, dentre outros sintomas. Contudo, algumas medidas aliviam a ansiedade e melhoram a qualidade de vida do(a) paciente.

De certa forma, todos nós já ficamos ansiosos na vida. É fato que a nossa mente precisa nos deixar atentos à qualquer situação ou oportunidade que nos exija uma resposta imediata. Ficamos ansiosos, por exemplo, ao tentar um emprego, passar no vestibular e etc.

Contudo, alguns níveis de ansiedade são preocupantes e precisam de um acompanhamento médico, principalmente quando indicam algum distúrbio. E claro, em quadros menos agressivos, algumas medidas aliviam a ansiedade, como transformar os hábitos alimentares.

Então, é só comer?

Calma, não significa que a pessoa que come desenfreadamente está certa ao tentar amenizar sua ansiedade. Aliás, comer por compulsão também é um estado de ansiedade.

Existem alimentos que podem ser consumidos nos momentos regulares das refeições e que aliviam a ansiedade e o estresse. E claro, aumentam a saciedade do corpo, sem prejudicar a sua saúde.

O equilíbrio nutricional, com a quantidade de fibras e nutrientes da forma adequada, vai formar uma flora intestinal adequada, trazendo benefícios para eixo cérebro hipotálamo, contribuindo para uma melhora da absorção de nutrientes e redução de ansiedade.

Para tanto, o(a) nutricionista precisa equilibrar suas refeições com as combinações certas destes e de outros alimentos.

Alguns alimentos que aliviam a ansiedade são:

Folhas verde-escuras: Couve refogada ou crua, espinafre, agrião, dentre outras, são ricas em nitrato, folato, alfa-tocoferol e outras substâncias que atuam como neuro-protetores na atividade cerebral.

Com isso, aliviam a ansiedade e nos deixam em estado maior de relaxamento, excelente para refletir e tomar decisões mais assertivas.

Frutas cítricas: Laranja, limão, mexerica, abacaxi, cada fruta gostosa não é mesmo? E caem como uma luva nessa primavera/verão, cuja temperatura chega fácil à 30 graus antes do meio dia!

Ocorre que essas frutas possuem – como todo mundo já sabe – vitamina C que desempenha um papel importante para a saúde mental por conta de sua função antioxidante.

A vitamina C ajuda a diminuir a liberação do cortisol pela glândula adrenal, que ocorre em resposta aos episódios de estresse, que, normalmente, contribuem para aumentar a ansiedade. Com isso, a ansiedade tende a diminuir e até desaparecer em alguns casos.

E não se esqueça dos peixes!

Peixes: Atum, sardinha, linguado, salmão, sabe os peixes de água fria? Então, esses peixes são ricos em Ômega 3, um macronutriente que atua nas funções cognitivas do cérebro, tais como organização e processamento de ideias, pensamentos, memória e claro, alivia a ansiedade.

Isto porque o ácido docosahexaenoico (DHA) e o ácido eicosapentaenoico (EPA), substâncias presentes no nutriente, melhoram a relação entre neurotransmissores e receptores e aumentam o suprimento de oxigênio e glicose para o cérebro protegendo-o do processo oxidativo.

Oleaginosas: Castanhas e nozes reúnem proteínas, fibras, antioxidantes, vitaminas E e do complexo B e de minerais como zinco, potássio, manganês, ferro, cobre e selênio, atuando na melhora da imunidade, humor e saúde cerebral.

E estão em alta nessa época natalina do ano. Que tal aproveitar?

Leguminosas: Quando a vitamina B1 está em falta, o cérebro não consegue fabricar acetilcolina, um neurotransmissor essencial para a saúde mental. Feijão e grão-de-bico são excelentes fontes da vitamina B1.

Óleos vegetais: Azeite de oliva não pode faltar em sua alimentação, visto que promove a melhora das funções cognitivas. Ajuda na formação de neurotransmissores, consequentemente, impactando na ansiedade.

Entre em contato:

Existem muitos outros alimentos que podem ser combinados em sua dieta e melhorar não apenas a questão da ansiedade, como inúmeros fatores. Não à toa existe aquele velho ditado: “a saúde começa pela boca”.

Agende a sua consulta e comece um novo hábito em sua rotina, capaz de mudar a sua vida para melhor. Eu posso fazer isso por você!

Para realizar a consulta nutricional presencialmente ou on line, entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?

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