A importância da nutrição no Diabetes

A importância da nutrição no Diabetes e tratamento eficiente

O mundo precisa urgente mudar sua nutricional em cada estilo e hábitos de vida. Essa atitude pode favorecer à saúde. Veja a importância da nutrição no Diabetes:

importância da nutrição no Diabetes

Quando os índices de glicemia no sangue estão muito altos, a dieta pode ser um dos meios determinantes para reverter o quadro e aumentar a prevenção em torno da Diabetes. Por isso, importância da nutrição no Diabetes desde o diagnóstico.

O estilo de vida das pessoas (sedentarismo), aliado ao envelhecimento e aos hábitos alimentares, contribuem muitas vezes para o aumento das taxas de sobrepeso e de obesidade, que potencializam o risco de diabetes – principalmente o Diabetes Tipo II.

A importância da nutrição no Diabetes se reflete desta forma em um acompanhamento que garante maior bem estar entre os pacientes e menores riscos de complicações.

A importância da nutrição no Diabetes: como é o diagnóstico?

importância da nutrição no diabetes

Para se ter o diagnóstico do Diabetes, basta um exame feito a partir de uma gota de sangue pelo médico endocrinologista.

Atualmente, o exame de biorressonância quântica, ministrado no consultório da nutricionista, também ajuda a descobrir até mesmo indícios de que o corpo venha a desenvolver a doença ou que já desenvolva.

A fim de obter o diagnóstico do Diabetes com mais clareza, o médico solicitará também um teste oral de tolerância à glicose, que também é chamado de “Curva Glicêmica”.

Tal exame é realizado em várias etapas de forma que são coletadas amostras de sangue nos intervalos deste tempo estipulado.Ou seja, esse sangue será coletado de 30 em 30 minutos, de forma que nos intervalos, o paciente tome um xarope de glicose.

Em seguida, o diagnóstico do diabetes aparecerá em gráfico apontando ou não a presença de uma diabetes e principalmente, o seu tipo.

A parte disso, é importante estar atento aos sintomas de cada uma das Diabetes, a do tipo 1 e a do tipo 2. Isso ajudará ao médico e a(o) nutricionista a proceder com mais segurança sobre o diagnóstico.

Diagnóstico do Diabetes Tipo 1 – Sintomas:

Um dos sintomas mais comuns do Diabetes tipo 1 é a vontade constante de urinar.

Caso não haja nenhuma explicação aparente, como o consumo frequente de líquidos, pode ser que haja qualquer alteração nas taxas de açúcar do sangue. Fome constante também pode ser um sinal do Diabetes tipo 1.

Há ainda o emagrecimento mesmo diante de um quadro onde a pessoa coma o dia inteiro. Outro sinal importante a ser observado são as mudanças de temperamento e disposição, como fadiga, fraqueza, humor, nervosismo.

Vômitos e náuseas às vezes podem ser constantes, visto que o diabetes tipo 1 afeta também ao estômago. Tais sintomas aparecem sempre de forma rápida.

Diagnóstico do Diabetes Tipo 2 – Sintomas:

Este é o caso do chamado “Diabetes adquiridas”, cujos sintomas são infecção de pele, rins e de bexiga (infecção urinária).

Doenças como candidíase também são comuns, provocadas geralmente pelo fungo “Candida albicans” e que costuma atingir aos órgãos sexuais do homem e da mulher, bem como a língua e a boca também.

Outra doença que também pode surgir é a “acantose nigricans”, responsável por deixar a pele do pescoço, axilas e virilhas cheia de manchas escuras, rugosa e espessa.

Diagnóstico do Diabetes Gestacional

importância da nutrição no diabetes

Embora raro, o diabetes gestacional ocorre com sintomas relativamente idênticos aos sintomas do Diabetes tipo 1 e tipo 2.

São eles:

• sede constante e sensação de boca seca;
  • visão parcialmente ou totalmente turva ou embaçada
  • vontade constante e incontrolável de urinar;
  • infecções; e
  • ganho de peso sem o controle previsto.

Atento a todos estes sinais e procedendo com os exames médicos adequados, fica mais fácil obter o diagnóstico do Diabetes e proceder com o tratamento mais eficaz.

Esta é a importância da nutrição no Diabetes, como forma de tratamento adequado e prevenção de maiores agravos de saúde!

Entre em contato

Agora que você já sabe da importância da nutrição no diabetes, que tal agendar a sua consulta?

Venha ao consultório para conversarmos mais e realizarmos os exames adequados para discutir como melhorar a sua dieta!

Para realizar a consulta nutricional presencialmente ou on line, entre em contato nos telefones 11 2307-8992 ou (WhatsApp) 11 99228-8515. Vamos conversar?