Artigos

10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos!

Apesar das incertezas diante da pandemia do Covid-19, as provas da Fuvest e das faculdades particulares logo serão aplicadas e muitos estudantes definirão parte de suas vidas. Veja, 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos, nesta fase tão importante!

por Nutricionista Rita Novais

Chega a época de vestibular e toda mãe sofre junto com os filhos. Uma tensão que muitas vezes começa lá atrás, quando eles ainda estão frequentando o cursinho – ou mesmo se trancam por horas no quarto para ler livros e mais livros e se preparar em busca de um sonho. Nestas horas, qual a mãe, o pai ou o responsável que não quer ajudar? Neste sentido, são ótimos alguns alimentos para melhorar o desempenho nos estudos!

O bom é que através da alimentação, é possível sim dar aquele empurrãozinho nos filhos, para que aumentem a concentração e o poder de assimilação dos conteúdos de forma mais rápida e mais fácil. Tudo através da alimentação!

Veja abaixo 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos, nesta fase pré-vestibular que seu(ua) filho(a) enfrenta:

10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos

1 – Promova o consumo de nitratos!

Alimentos ricos em nitratos são o espinafre, o repolho, a beterraba, o nabo e o aipo que melhoram a irrigação sanguínea cerebral favorecendo aos trabalhos intelectuais.

2 – Ovos

Os ovos atuam diretamente nos neurônios, por serem fontes de colina. A colina ajuda a reparar as células cerebrais danificadas. O ovo também ajuda na produção de acetilcolina, um neurotransmissor que melhora o potencial da memória e de aprendizagem. É um dos 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos mais completos.

3 – Ômega 3

Os peixes são alimentos muito ricos em Ômega 3. Algumas oleaginosas como chia e linhaça também. O Ômega 3 favorece a comunicação entre os neurônios cerebrais facilitando a retenção de conhecimento e aprimorando o raciocínio lógico.

4 – Vitaminas do Complexo B

Ideias para reforço dos neurônios e para energizar os estudantes dia e noite em sua empreitada. Essas vitaminas são encontradas no feijão, lentilha, grão de bico, ou em sementes como nozes, castanhas e amêndoas.

5 – Maçã

A maçã possui fisetina, um composto que amadurece as células nervosas – do sistema nervoso central e estimula os sensores cerebrais. Isso implica em mais clareza para entender o que se lê ou se estuda em sala de aula. Dos 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos, a maçã é uma sobremesa completa, que sacia a fome e ainda deixa o estudante em alerta!

6 – Alface como calmante natural

É raro o adolescente que nestas horas não fica 100% ansioso. Mesmo quando inicia os estudos, as expectativas já são tantas, que a ansiedade vai aumentando à medida que a data do vestibular se aproxima. Porém, as folhas de alface podem ajudar a acalmá-los. Não apenas as folhas, como também os talos e o miolo da alface, que contém altas doses de lactucina – um calmante natural.

Podem ser consumidos tanto naturalmente na salda ou por meio de sucos e chás. Dos 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos que geralmente todo nutricionista indica, esta ajuda de fato a manter a calma.

7 – Chocolate, Cafeína e chá preto

São bebidas que combatem a fadiga mental, revigoram os pensamentos e afastam o cansaço e o estresse. Até deixam a pessoa mais animada, mas, sirva-os com moderação a seus filhos! Afinal, dos 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos, este pode ser um dos mais viciantes!

8 – Açafrão:

O açafrão inibe a morte de neurônios. Deve-se consumir 1 colher de chá por dia, podendo ser acrescentado no arroz.

9 – Cerejas e Morangos

Estas frutas possuem flavonoides que beneficiam a aprendizagem e combatem o déficit de memória. É um dos 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos que combina com qualquer tipo de refeição, seja em suco ou sobremesa.

10 – Carboidratos

O consumo de arroz, pão, macarrão integral e aveia, ajuda a dar mais energia para o corpo. Muitas vezes, o estado de sonolência promovido pelo cansaço e a fadiga atrapalham a vida do estudante. Assim, consumir estes alimentos e também cereais integrais pode contribuir para deixar o estudante em alerta!

Estes são 10 alimentos para melhorar o desempenho nos estudos, mas existem muitos outros que podem ainda auxiliar muito mais. Por isso, qualquer dúvida, agende a sua consulta! Traga seus filhos para um checkup, a fim de que possam estudar cada vez melhor. Vamos elaborar juntos um plano especial de nutrição para esta fase em específico. Garanto, que dá resultados. Estou à sua disposição!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *