Artigos

Para que serve o teste de zonulina?

A zonulina é uma proteína que é sintetizada nas células intestinais e nas células do fígado. É um biomarcador chave para a permeabilidade intestinal e é o único regulador da permeabilidade intestinal que é reversível.

Estima-se que entre 50 e 100 por cento dos portadores de intolerância alimentar tenham maior permeabilidade intestinal.

Mais de 80% das reações imunológicas tem sua origem no intestino que garante uma barreira contra bactérias, vírus e outros agentes patógenos assim como contra proteínas de alimentos ou frações de nutrientes não hidrolisados, sendo reconhecidas como substâncias estranhas.

A integridade da parede intestinal poder estar danificada por medicamentos, infecções, microrganismos, estresses e toxinas ambientais, permitindo desta forma a entrada de partes de nutrientes ou proteínas não totalmente degradadas.

O aumento dos níveis de Zonulina podem ocasionar doença Celíaca, Doença Autoimune e Esclerose Múltipla, psoríase, doenças crônicas, etc.

O intestino saudável possui celulares saudáveis ​​e boa absorção de nutrientes, já intestino permeável, há má absorção de nutrientes e as junções celulares estão soltas, permitindo a passagem destes nutrientes através da barreira intestinal. Isso significa que bactérias, proteínas mal digeridas podem passar pela parede do intestino, causando o aumento da zonulina.

O exame é realizado pelo próprio paciente, onde ele retira gotas de sangue do seu dedo e coloca no kit fornecido pelo laboratório.

Faça o seu exame de Zonulina aqui, na Clínica Nutricionista Rita Novais. Não perca mais tempo. Venha se consultar conosco!

Unidade Tatuapé – São Paulo: 11 2091-1499 / 11 2295-0947 e 11 99228-8515 e Unidade Vila Mariana – São Paulo: 11 3467-4625 / 11 3467-4631 e 11 98415-3780.

Veja outros exames!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *