Artigos

Como tratar a obesidade?

Milhares de pessoas em todo o Brasil sofrem com a obesidade e quando não há o tratamento rápido, o risco de outras doenças é iminente. Saiba como tratá-la!

 

Para que o tratamento tenha o maior sucesso possível, é necessário traçar um planejamento a médio e longo prazos com o médico. Para tanto, os primeiros passos serão uma mudança significativa no estilo de vida. Ou seja, a pessoa deverá cortar certos alimentos e aumentar a prática de esportes e atividades físicas.

Trata-se de uma fórmula difícil de ser mantida, mas que necessita de muita força e disciplina por parte dos pacientes. Afinal, o tratamento dependerá do grau de obesidade do paciente e da sua força de vontade.

O paciente deverá, a princípio, tentar modificar a sua rotina por pelo menos seis meses, antes de experimentar qualquer tipo de medicamento ou até mesmo uma cirurgia. Alguns medicamentos podem ajudar ao longo do processo, cortando a fome pela metade e aumentando a saciedade no paciente. A cirurgia, por sua vez, diminui o tamanho do estômago para que a absorção de calorias pelos intestinos seja controlada.

Há ainda a possibilidade de o médico sugerir a prática de terapia, tendo em vista que o paciente tenha problemas de cunho emocional e, portanto, descarregue toda a sua ansiedade e carga de sentimentos no consumo descontrolado de alimentos.

COMO ISSO ACONTECERÁ?

Com a mudança dos hábitos alimentares e o consumo de alimentos mais saudáveis como frutas, verduras e legumes.

Com a devida orientação de um profissional de nutrição, será possível chegar a uma dieta bastante balanceada, gostosa e nutritiva. Mantendo o consumo de pequenas porções sem pular nenhuma refeição, além de cortar gorduras – inclusive as saturadas e aumentando o consumo de carnes magras.

EXERCÍCIOS

Nada ajuda a queimar tantas calorias como o aumento da prática de exercícios no dia a dia. É possível desta forma se divertir com parentes e amigos e ainda queimar as gorduras indesejadas. Caminhadas, futebol, ginástica, boxe, natação, dentre outros esportes e práticas esportivas poderão ser uma alternativa prazerosa e bastante saudável.

Para quem curte a ideia de caminhar, um podômetro pode ser uma excelente ideia. O ideal é de 10 a 12 mil passos por dia e até mesmo dentro de um escritório, é possível atingir tal marca.

A cirurgia poderá ainda ser uma opção, quando o IMC – Índice de Massa Corpórea estiver acima de 40. Se estiver em 35 poderá ser opcional, mas sobretudo dependerá de como o paciente reage ao tratamento inicial, afinal o propósito da cirurgia é retirar uma grande quantidade de peso do paciente, principalmente se isto o expõe a um grande risco de desenvolver outras doenças.

Para tanto, vale lembrar que, os cuidados com a alimentação são sempre importantes, e para quem acha que está um pouco acima do peso, convém consultar-se com o médico para proceder com o melhor tratamento possível.

Quanto antes você cuidar do seu peso e restabelecê-lo ao patamar ideal, melhor.

Não perca mais tempo. Venha se consultar conosco!

Unidade Tatuapé – São Paulo: 11 2091-1499 / 11 2295-0947 e 11 99228-8515 e Unidade Vila Mariana – São Paulo: 11 3467-4625 / 11 3467-4631 e 11 98415-3780.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *